Guitarrada à Portuguesa (HD)
A música, ao longo da História, tem sido uma constante na vida dos seres humanos.
Com a música as populações manifestam um estado, uma condição, uma efeméride, enfim cada caso é um caso…
Em Portugal e há muitas décadas, diria há mais de século, que existe um género musical que é único no Mundo, levando mesmo a ser considerado Património Imaterial da Humanidade pela UNESCO, numa reunião em Bali na Indonésia a 28 Novembro de 2011, perante um comitê constituído por 24 países, refiro-me ao Fado.
Nos Açores o Fado não é o género musical mais apreciado, mas tem muitos admiradores e seguidores em todas as ilhas e a crescer...
Na ilha do Faial existe uma organização que leva acabo com regularidade, anualmente, um encontro de fadistas, que tem vindo a acontecer em algumas ilhas, refiro-me ao “Grupo de Guitarras Ecos do Fado”
Desta feita as imagens deste trabalho, que a Costa Ocidental apresenta (resultado de um convite feito por parte da organização), foca o XI Encontro de Fadistas na Ilha do Faial.
Este ano, de 2017, comemora-se a XI edição e para tal, foram feitos todos os esforços e reunidas todas as condições, para que, na noite de Gala dedicada ao Fado, todas as ilhas açorianas fossem/estivessem representadas e assim aconteceu.
As imagens tudo mostram e testemunham, mas não será demais salientar a enorme azafama, profissionalismo que rodeou/envolveu este evento que decorreu na noite de dia/noite de 29 de Abril de 2017 no salão do Restaurante Barão Palace na cidade da Horta, para uma plateia com cerca de 300 pessoas que, atentamente e em religioso silêncio, degustaram mais de duas horas de Fado e onde não faltou o Caldo Verde no intervalo.
Este trabalho é a prestação do grupo de instrumentista de serviço para este evento, numa Guitarrada à Portuguesa.
Obrigado a todos os músicos, ao Restaurante Barão Palace, onde foram captadas estas imagens, Restaurante Genuíno, ao Sr. Eduíno Duarte, pela cedência do sinal de áudio, à organização nas pessoas do Sr. Isaac Silveira e António Dias e todos os que tornaram possíveis estas imagens. Obrigado especial à Luísa Silveira, responsável por duas câmaras de vídeo no local e toda a ajuda, imprescindível, à produção.
Obrigado a todos "
Añadir un comentario